Pesquisar

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Correndo com tesouras (Running With Scissors)


Augusten Burroughs (Joseph Cross) tem uma pai alcoolatra (Joseph Fiennes) e que o ignora e uma mãe quer ser uma grande poetisa mas só recebe negativas quanto as suas publicações. Esta é a problemática família Burroughs. Após se envolver com o Dr. Finch (Brian Cox), amante das teorias de Freud, excêntrico até não poder mais, Deirdre (Annette Bening) mãe de Augusten, resolve mandá-lo para a casa do doutor, a fim de tentar "salvar" o filho. Porém, a família do Dr. Finch é ainda mais insana e problemática. O elenco conta com outros atores como: Evan Rachel Wood e Gwyneth Paltrow.

Nenhum dos personagens do filme pode ser considerado normal, ou aparentam sinais de ter um certa sanidade, e mesmo não sendo totalmente loucos, são cheios de manias, distúrbios ou problemas emocionais e familiares.

O filme é uma tentativa de decifrar a mente humana, ou quase isso. Aborda diversos temas como: homosexualidade, dependência química, insanidade e entre outros mais.

A trama é baseada na real vida de Augusten, que escreveu os acontecimentos relatados em um livro. No final do filme, é possível ver uma cena com o Augusten real ao lado do ator Joseph Cross, que o interpretou no filme.

Achei a trilha bem agradável, encaixa-se perfeitamente às cenas, nos diversos momentos dramáticos ou engraçados do filme.

Para quem não gosta de filmes relativamente "esquisitos" e tristes, talvez não seja recomendável. O filme, a meu ver, não é dramático a ponto de deixar quem assiste, deprimido. Seria uma espécie de comédia dramática. Ele retrata a realidade da forma mais nua e crua possível, a quem saiba lidar com a realidade e consegue tirar conclusões positivas ao final do filme.

A produção de alguma forma, mexe com o espectador, além do fato de apresentar situações que são comuns na vida de muitos de nós. Basicamente, seria o retrato da mente pequena e limitada do ser humano. A mente que cria problemas de relacionamentos, financeiros e afetivos, pelo simples motivo de ser uma mente que se prende às regras e ao conformismo.

Uma curiosidade... achei o ator principal, Joseph Cross, extremamente parecido com o ator da série Glee, Chris Colfer. Enfim, somente um fator que me deixou confusa durante uns 30 min do filme, haha.

2 comentários:

  1. Nunca ouvi falar desse filme. :X

    ResponderExcluir
  2. Pois é, nunca tinha ouvido falar também.
    Filmes bons que passam batido e ninguém dá moral...
    :)

    ResponderExcluir